N304 by Grandibéria: 210kms/130mi, 5h10.
All tarmac, some cobblestone.
No tolls.
A estrada N304 é uma das mais icónicas em Portugal.
Por imperativos municipais, encontra-se dividida em três secções separadas, mas sempre incluídas em belas paisagens, por isso mesmo considerada uma das mais interessantes estradas do mundo pela Ford.
Com possível começo em Monção, seguimos pelo mundo rural nortenho, até primeira paragem em Sistelo, para visita à aldeia e Casa senhorial recentemente recuperada.
Previamente, é possível e recomendável desvio ao miradouro da Estrica, mas apenas em dias sem nuvens. As vistas ficarão na memória.
A N304 continua até entrar em Arcos de Valdevez, onde podemos parar para café ou almoço, conforme a hora que cheguemos a esta exemplar vila histórica.
Continuamos caminho pela antiga Ponte da Barca, que dá nome a este recanto de sossego e boa gastronomia.
Já pela tarde, entramos nos montes ermos até Mixões da Serra e Santuário de Stº António, com arquitetura única que nos deixa curiosos com o seu desenho.
A N304 continua entre montanhas, sempre próximo ao PN Peneda-Gerês até São Bento da Porta Aberta e barragem da Caniçada, convidando a breve paragem para refresco ou petisco local.
São poucos os quilómetros que nos separam da calma e bucólica Vieira do Minho e seguinte zona florestal de Fafe, com bastante flora autóctone, como qualquer verdadeiro motard aprecia pela estrada fora.
Sem muita demora, chegamos a Mondim de Basto, cidade singular e gastronomicamente vasta em qualidade e excelência.
É neste sector da N304 que entramos nas maravilhosas serras do Alvão/Marão e magníficas curvas, excelente terreno de rodagem para todo o motard que se preze.
Nos quilómetros seguintes, após o verde natural do vale da Campeã e mundo rural circundante, começa a descida para o Douro Vinhateiro poente, mais próximo à costa atlântica e menos propenso à vitivinicultura do Douro Internacional da fronteira oriental com Espanha.
A N304 termina em Stª Marta de Penaguião, mas como ponto final desta volta, não podemos deixar de visitar o Miradouro D'Ouro Vivo, um pouco acima de Stª Marta Penaguião.
As vistas até à Régua e demais terreno vinhateiro são exuberantes nas primeiras horas do dia, ou no final da tarde, com maior destaque se as nuvens "cumulus nimbus" pintarem os céus com os seus contrastantes recortes entre céu e terra.
Boas curvas.
Add comment
Comments