PR15 VIS Histórias e gerações na geologia de Calde

O início do percurso situa􀀀se no estacionamento em frente à antiga Igreja Matriz de Calde. No local encontramos uma fonte, com água de pureza inigualável, e dois cafés para abastecimento de última hora.
Na Rua Patins, o pedestrianista opta livremente pelo sentido do restante trajeto.
Tomando caminho pela direita, visitamos o primeiro ponto de interesse desta rota – a necrópole da Laginha. Continuando o percurso, entramos em estradão de terra entre campos, caminho que separa e circunda os campos da floresta pinhal e carvalho alvarinho.
Com aproximadamente 45 minutos de caminhada, alcançamos a eira comunitária de Vale de Mateus. Continuando caminho, saindo 80 m do percurso circular, segue-se visita à lagareta de Vale de Mateus – conjunto normalmente constituído por uma prensa de madeira sobre escavações em rocha que era utilizado para produzir vinho, bagaço ou azeite.
Continuamos sempre entre campos, passando por uma pequena levada e algumas eiras locais, até chegar ao cruzamento com a estrada M586, ponto após o qual regressamos a um estradão de terra batida entre campos e floresta pinhal, até alcançar o centenário cruzeiro de Vale de Carneiro.
Nesta secção do percurso, continuamos em pinhal e alguma floresta de carvalho até voltarmos a entrar em Calde. Em ziguezague pelas ruas mais apelativas, visitamos a vida rural destas bonitas paragens.
É também nesta aldeia que podemos visitar a espetacular eira comunitária de Perde Lobo, situada no ponto mais alto da comunidade.
Continuando caminho, entre eiras, campo e aldeia, chegamos ao ponto comum onde uma placa direcional indica o ponto inicial do percurso.
Com início no sentido contrário do percurso, toda a informação serve inversamente como descrição.

PR15 VIS Folheto/Flyer
PDF – 305.3 KB 33 downloads
PR15 VIS Historias E Geracoes Na Geologia De Calde.Gpx
Geographical data – 80.6 KB 35 downloads